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Evolução para o desenvolvimento do Plug E175-E2 da Embraer

20 de July, 2016

O Plug | PCF2 - Plug Center Fuselage II vêm sendo desenvolvido através da Archo Solutions junto com a Embraer.


Um dos trabalhos que vem sendo realizado pela Archo Solutions junto com a Embraer, é o desenvolvimento do Plug da aeronave E175-E2.

 

Plug denominado pela Embraer de PCF2 - Plug Center Fuselage II, compreende um segmento da estrutura semi-monocoque da fuselagem da aeronave. Por se tratar de uma importante região primária e estrutural, sendo duas áreas pressurizadas (cabine de passageiros e compartimento de bagagem), o projeto requer um elevado nível de engenharia da Archo Solutions, no qual inclui a análise estrutural utilizando avançadas plataformas CAD/CAE, que auxiliam nos cálculos de fadiga, peso, entre outras análises complexas.  

 

De acordo com Wilson Horta, diretor de Engenharia da Archo, todos requisitos de projeto e cálculo tem alcançado o rigor técnico adequados ao programa, no sentido de atender os critérios de projeto, além dos requisitos operacionais, certificação e funcionais do E175-E2.


'"Archo já desenhou praticamente todas as peças do segmento da fuselagem e todo o cálculo já foi feito, de modo a se obter também um objetivo de menor peso, para que a aeronave seja a mais eficiente possível"', completa Wilson Horta.

O desenvolvimento das estruturas principais e secundárias, inclui também todas disposições estruturais de suportagem para a instalação de diversos sistemas, vem sendo realizado pela equipe de engenharia. O escopo irá atender também a certificação, apoio aos testes de produção e suporte das aeronaves em operação.

 

Por curiosidade o Plug possui interface com a carenagem da junção asa-fuselagem (WFF - Wing Fairing Fuselage) em material composto, onde também a Archo Solutions desenvolve para os 3 modelos da família Embraer E2, que se encontra em estágio avançado de projeto.  

 

Outro programa que está em andamento é o FTI - Flight Test Instrumentation, que compreende o projeto elétrico para os diversos sistemas de instrumentação utilizados nos ensaios em voo. Isso inclui a definição de diagramas, modelagem e roteamento 3D das cablagens, integração dos sistemas, racks de equipamentos, entre outras atuações que está sendo desenvolvida para as 3 aeronaves.


20 de July, 2016

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